Por que precisamos usar a tecnologia na escola
Vivemos em um mundo globalizado onde as mudanças ocorrem num ritmo acelerado. Diariamente novas tecnologias são lançadas e com elas, surge a necessidade do indivíduo de acompanhar essas inovações para não ficar à margem da sociedade atual.
O uso das diversas tecnologias nos cerca em casa, no trabalho, nos bancos, enfim, na vida cotidiana. São aparelhos telefônicos com recursos diversos, microondas, máquinas fotográficas, câmaras, caixas de auto-atendimento nos bancos, entre muitos outros. Isso ao mesmo tempo em que nos fascina, nos assusta diante da nossa pouca habilidade advinda com a formação que tivemos.
Diante do momento em que vivemos, a Escola também precisa se aprimorar. Não é possível educar para o passado. Precisamos formar cidadãos presentes, ativos, críticos, que tenham iniciativa na resolução de determinados conflitos, que sejam capazes de planejar, criar, resolver. Educando de acordo com os moldes de anos atrás estamos contribuindo para a escassez de mão de obra, para o aumento dos índices de analfabetos digitais e funcionais,
Nossos alunos nasceram diante de um grande número de recursos tecnológicos e portanto, possuem habilidades no uso dos mesmos. Isso, em algumas situações, faz com que o professor resista ao uso das tecnologias por receio de mostrar seu pouco conhecimento. O aluno nessa situação parece estar além de seu mestre e para muitos, isso se mostra como algo estarrecedor. Essa resistência resulta em danos para a aprendizagem, pois as aulas monótonas e sem atrativos não conseguem despertar o aluno para a construção do saber.
Infelizmente muitos de nós educadores ainda estamos na base da leitura de apostilas prontas e discussões muitas vezes vazias de significados. Em solicitações de trabalhos escritos com temas determinados que muitas vezes não passam de cópias prontas que não acrescentam nada aos educandos, em longas exposições orais que entediam aos ouvintes...
É preciso repensar o fazer pedagógico e tornar as aulas mais prazerosas, interessantes e com significados. Para isso, é preciso se valer de recursos presentes na vida de nossos alunos. Trabalhamos para eles. São nossos clientes mais próximos. O planejamento adequado resulta em resultados mais eficientes. Conhecer bem as ferramentas e usá-las de forma eficiente é o caminho que o professor deve trilhar. Usar computadores com suas inúmeras ferramentas, a internet, o data show, a própria TV e DVD, além de aparelhos e instrumentos voltados diretamente a educação, transforma o espaço de aprendizagem. Essa transformação ocorre diante do fascínio, da novidade, da interação, do NÃO a rotina. É necessário também o cuidado para não fazer desses recursos tecnológicos um único fim, acabando por entediar aquele que está ali sentado. Não usá-los por comodidade e sim por acrescentarem. Agindo assim, estaremos educando não apenas para o “futuro” e sim para o “hoje” uma vez que é a nossa realidade a utilização das tecnologias. Inovar é sempre preciso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário